*POSTS RECENTES

* COMO USAR O PPR .... PARA...

* ESTA OPERAÇÃO FOI CANCELA...

* VERIFICAR SE O DISCO TEM ...

* CHAMADAS DE VOZ NO WHATSA...

* TROCAR REGISTO DO WINDOWS...

* Como Evitar que Apps Inic...

* VERIFICAR ERROS NO ARRANQ...

* MEU PC NÃO ENTRA EM SUSPE...

* NÃO TENHO ACESSO AO MEU D...

* AUMENTAR TAMANHO DA PAGIN...

* BANCOS EM PORTUGAL

* CLICAR NO BOTÃO DIREITO N...

* COMO DESINSTALAR VIRUS QV...

* Como remover o Babylon, P...

* DOWNLOADS BAIXAKI SEM INS...

* ANDROID ROUBADO ... O QUE...

* PEDIR ISENÇAO DE IMI

* EXCLUIR MINHA CONTA SKYPE

* REMOVER NOME DA TELA SKYP...

* COMO DESINFETAR POLICIA ...

* REPARAR A CONEXÃO DA SUA ...

* O PC NÃO LIGA OU NÃO INIC...

* RECUPERAR ARQUIVOS APAGAD...

* REMOVER O OFFICE XP

* ENCERRAR NO DESKTOP

* TESTAR MEMORIA

* ELIMINAR DEFINITIVAMENTE ...

* PROGRAMAS CHATOS QUE NÃO ...

* TECLAS DE ATALHO DO WORD

* DRIVES PARA A TNT 2

* DISCOS DE RECUPERAÇÃO

* MENSAGENS ERRO QUANDO INS...

* ARRANQUE MAIS RÁPIDO DO C...

* LAMERS QUE PENSAM QUE SÃO...

* “LIMPAR” A CONFIGURAÇÃO D...

* BAIXAR ILIMITADAMENTE DO ...

* INSTALAÇÃO DO OFFICE 2007

* MAIS RAPIDEZ NO PROCESSAD...

* CONFIGURAR UMA REDE WI-FI

* DESLIGAR O COMPUTADOR MAI...

* ARRANQUE MAIS RAPIDO DO C...

* ALTERAR A PASTA DE DESTIN...

* ATALHOS DO PAINEL CONTROL

* RESTAURAR O PONTO RESTAUR...

* CRIAR PONTO RESTAURO NO V...

* RETIRAR JANELAS POP-UP

* EVITE O ENVIO DE VIRUS

* TECLADO VIRTUAL NO ECRAN

* MANUTENÇÃO DO COMPUTADOR

* ACELERAR A INSTALAÇÃO DE ...

Quinta-feira, 10 de Novembro de 2011

CONFIGURAR UMA REDE WI-FI

O mais importante da instalação de uma rede WI-FI é escolher o sítio certo na sua casa para o Gateway WI-FI.

 

Os transmissores WI-FI são basicamente rádios cujos sinais radiam da antena, e diminuem de intensidade ao atravessar paredes, chão, e obstáculos como banheiras de água (praticamente impenetráveis pelas ondas rádio), pedra, ou betão. Portanto, para a melhor recepção, instale o seu Gateway mais perto das salas em que espera utilizar a sua rede sem fios com mais frequência. Também deverá instalar o mesmo, o mais perto possível do seu modem de banda larga, já que necessita de uma conexão com fios entre o modem e o seu Gateway.

Após ter decidido no local certo para o seu Gateway, instale-o o mais alto possível numa parede para os melhores resultados. A instalação nas paredes fará com que os sinais rádio possam propagar-se sem a obstrução provocada pelas mobílias e humanos (que são compostos por muita água e sendo assim sérios obstrutores de rádio!). Finalmente, faça experiências com a antena do Gateway utilizando o seu portátil ou PDA, verificando a quantidade de barras de força de sinal que consegue em diferentes locais, e fixe-a onde tiver mais força de sinal. Se desejar ter acesso no seu quintal, ou numa outra sala, instale o Gateway de modo a que a antena tenha um caminho livre até uma janela.

 

Agora o que temos que fazer é ligar tudo. Quase todos os Gateways para redes sem fios caseiras têm pelo menos uma porta Ethernet para ligar o seu medem de banda larga, e mais uma a quatro portas para ligar outros equipamentos Ethemet com fios. Em primeiro lugar, ligue o adaptador de corrente ao Gateway e de seguida à tomada na parede. Agora, ligue o seu medem de banda larga na porta designada para o efeito no Gateway com o cabo fornecido juntamente com o modem de Cabo/Adsl e verifique que o indicador WAN no Gateway se ligou. Esta luz significa que até agora ligou tudo correctamente. Se não se ligar, provavelmente ligou o cabo errado, tente encontrar o cabo certo ou compre um.
Existem dois tipos básicos de cabos Ethernet: os chamados directos, e os Crossover (cruzados). Leve o seu cabo a uma loja de informática e pergunte ao vendedor por um cabo que sirva para este efeito. Depois tente novamente até que o indicador WAN se ligue.
Do mesmo modo, ligue qualquer equipamento Ethemet com fios que deseje utilizar na sua rede, nas portas Ethernet do seu Gateway, e verifique que o indicador de cada porta se ligou. Novamente, se a luz indicadora de conexão não de ligar, provavelmente precisará de outro tipo de cabo Ethernet.

Agora que todo os seu hardware está bem ligado, o próximo passo é configura-lo. E normalmente mais fácil configurar o seu Gateway inicialmente através de uma conexão com fios, portanto ligue-o ao seu portátil e siga os passos fornecidos no guia de instalação rápido que veio juntamente com o Gateway para estabelecer uma conexão à Internet.
Isto é normalmente feito abrindo o seu browser e digitando um endereço para o Gateway. De lá pode configurar as definições de Internet e escolher uma palavra passe de administrador (não deverá saltar este passo por razões de segurança à rede!). Assim que conseguir aceder à Internet está pronto para desfrutar da sua rede sem fios.

 

1. O utilitário de configuração via browser do seu Gateway também terá as definições sem fios, que incluem o tipo de encriptação de sinal e se pretende ou não enviar o nome da sua rede WI-FI para todos verem. Para encriptação, deverá criar uma chave WEP (Wired Equivalent Privacy) ou uma chave mais segura WPA (WI-Fl Protected Access). Não se esqueça de escrever num pedaço de papel exactamente o que escreveu nesse campo do configurador, pois necessitará desta informação mais tarde para configurar todo e qualquer adaptador WIFI que pretenda ligar à sua rede sem fios, e isto é feito por razoes de segurança. Agora desligue a emissão do nome da sua rede, ou seja o SSID, e substitua-o por outro nome. Por exemplo, substitua “Linksys”, para Gateways fabricados pela LINKSYS por algo não tão óbvio. Isto cria o que é chamado de uma rede “fechada”. Apenas os utilizadores que sabem o nome da rede e a palavra chave poderão ter acesso à mesma.

 

2. De seguida, considere utilizar restrições MAC (Media Access Control) se o seu Gateway as suportar (a maioria suporta). Com uma lista de acessos MAC, poderá limitar o acesso a sua rede a adaptadores WI-FI específicos e únicos. Isto poderá, por um lado, ser chato se vs seus amigos o forem visitar, já que terá que adicionar os seus endereços MAC à sua lista ou então desligar as restrições MÀC para que possam aceder à rede. Mas se vive numa área com bastantes pessoas a passarem ou com outras redes sem fios presentes, isto é um passo excelente em termos de segurança, já que uma rede WI-FI aberta permite que qualquer pessoa se possa ligar a ela, utilizando a sua largura de banda.

 

3. Assim que a placa de rede Wireless estiver instalada no seu PC deverá ver um símbolo de rede no canto inferior direito do seu PC. Dê dois diques por cima do mesmo com o rato e verá uma janela onde é mostrada o estado da rede, a velocidade e também a força do sinal. dique em Properties.

 

4. Na janela de propriedades vá até ao separador Wireless Networks.

 

5. Agora tem duas opções. Se não aparecer nenhuma rede nas Preferred ou Available networks terá de adicionar manualmente o SSID dando um dique em Add e colocando a chave WEP (aquela que introduziu no Gateway). Se aparecer alguma rede terá de dar um dique em Configure. Aí (e isto aplica-se também a quem vai adicionar uma nova rede), em Data Encryption, escolha WEP. De seguida, em Network Key, introduza a palavra-chave que configurou no Gateway. dique em 0k e pronto.

 

Com a sua rede já instalada e a funcionar, irá verificar que existem locais em que o sinal da rede WI-FI não chega, normalmente designadas por áreas mortas. E fácil estender os sinais WI-FI, sem muito mais despesas ou trabalho. Eis algumas destas opções uma antena de alto alcance; um segundo ponto de acesso conectado ao Gateway por fios; ou um repetidor Wireless que recebe os sinais do Gateway principal e os reenvia para mais perto dessas áreas mortas. Deverá ir à página do fabricante do seu Gateway para verificar as opções disponíveis. A maioria das antenas de alto alcance e repetidores WI-FI funcionam apenas nos equipamentos do mesmo fabricante do Gateway, portanto não se esqueça de ter isto em mente no acto da compra.

E pronto, já está! Agora conseguiu ligar com sucesso a sua rede sem fios caseira, optimizar o seu alcance através da escolha do local certo para a instalação do Gateway, e fé-la segura, configurando as definições correctas. Boas navegações!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Autoria: J.Oliveira às 17:34
Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.